Gerar oportunidades de negócios sem investir dinheiro, ou
gastando muito pouco, é possível. O "segredo", segundo José Augusto Minarelli,
sócio da consultoria em aconselhamento de carreira Lens&Minarelli e autor
dos livros "Superdicas de networking" e "Trabalhar por conta
própria", é criar redes de relacionamentos sólidas. De acordo com Minarelli, micro e pequenos
empresários não têm recursos suficientes para investir em publicidade e
propaganda. Fazer contato com diferentes pessoas é uma alternativa para
encontrar clientes, fornecedores e parceiros. "Quando as pessoas te conhecem,
têm mais boa vontade, mais flexibilidade, apostam no seu talento e lhe dão um
crédito de confiança maior. Elas sempre vão optar por um conhecido em favor de
um desconhecido", afirma.
Ser cordial, manter contato frequente e marcar encontros
pessoalmente podem ajudar empresários a criar oportunidades e resolver
problemas gerenciais. No entanto, mais do que criar uma rede de
relacionamentos, o empreendedor deve manter contato com as pessoas. Porém, é
preciso cautela para não se passar por chato ou aproveitador. "Quem só se
lembra dos outros quando precisa de algo, não será ajudado numa segunda
oportunidade. Todos gostam de ajudar pessoas queridas, mas não de serem
explorados", diz Minarelli.
Confira dez dicas de José Augusto Minarelli para micro e
pequenos empresários manterem redes de contatos sólidas.
1. Pratique networking todos os dias
Ao ir ao banco, cumprimente o caixa e passe na mesa do
gerente para dar um alô. Em eventos, cumprimente as pessoas e troque cartões de
visita. Marque almoços ou cafés de relacionamento. Contato pessoal custa tempo
e habilidade de conversar, mas não exige dinheiro.
2. Faça uma lista com nome e endereço das pessoas que conhece
É quase impossível lembrar telefones e endereços de todas as
pessoas que conhecemos. É preciso ter esses dados no celular, no computador ou
numa agenda de papel. O ideal é ter os dados anotados em mais de um lugar,
funcionando como uma espécie de "backup".
3. Mantenha os contatos atualizados
Hoje, as pessoas mudam de número de celular, de endereço e de
emprego com muita facilidade. É importante atualizar periodicamente os contatos
para que as pessoas não "sumam do mapa".
4. Dê preferência ao contato pessoal
A forma mais produtiva e interativa de relacionamento é o
contato pessoal. Ver e ser visto registra informações na memória do indivíduo.
Se não for possível, tente o telefone. E-mail, só em último caso.
5. Tenha sempre cartões de visita
O cartão de visita é um investimento baixo e tem de fazer
parte do kit pessoal do empresário ao sair de casa, assim como é a carteira, o
celular e o RG. Nunca se sabe quando ele vai encontrar uma pessoa importante,
pode ser no final de semana, no condomínio ou na escola das crianças.
6. Faça anotações e as repasse mais tarde
Ao trocar cartões de visitas, anote no verso o dia e o local
do encontro e outras informações que o ajudem a se lembrar da conversa. Ao
chegar em casa ou ao escritório, passe as informações para um computador ou uma
agenda e guarde o cartão.
7. Utilize as redes sociais
Um relacionamento iniciado em um evento de negócios ou
reunião pode ser alimentado pelas redes sociais. A rede social LinkedIn reúne
essencialmente profissionais e permite localizar empresas, fornecedores e
compradores. Já outros canais, como o Facebook e o Twitter, podem ser úteis
para um contato mais pessoal e recados de aniversário ou boas festas.
8. Conheça melhor as pessoas
Cada pessoa tem particularidades que só são descobertas em
bate-papos e encontros. Não é possível descobrir tudo logo no primeiro contato.
Às vezes, só descobrimos que uma pessoa pode nos ajudar quando a conhecemos
melhor e explicamos a situação a ela.
9. Não deixe as pessoas se esquecerem de você
Quando não vemos ou não encontramos alguém frequentemente, há
uma tendência ao esquecimento. Mande um cartão de fim de ano, dê parabéns pelo
aniversário ou envie flores quando a mulher ganha um filho. Vale a pena
"mostrar a cara" de vez em quando e dizer que está vivo.
10. Utilize a rede de contatos para ter acesso às pessoas que
lhe interessam
Não é possível conhecer todo mundo. Mas sempre há alguém que
conhece alguém que pode nos ajudar. Identifique o nome da pessoa com quem quer
falar e comece a pesquisar pessoas que a conhecem. A humanidade é uma rede de
relacionamentos que não sabemos os nós.
(UOL Economia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário