Levantamento inédito realizado pela Vagas Tecnologia, empresa especializada em consultoria e informatização de processos seletivos, mostra que profissionais experientes estão recebendo propostas para retornar ao mercado de trabalho ou estão querendo trocar de emprego. O estudo revela que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. O levantamento também identificou que, dos 47% de aposentados ativos declarados, 80% pretendem trocar de emprego. “Esse é um fenômeno novo no país. A população da terceira idade continua sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação. Com a escassez de profissionais, tem se tornado mais frequente a busca por um trabalhador com esse perfil”, explica Fernanda Diez, gerente de relacionamento da Vagas.
O levantamento foi feito em novembro e dezembro do ano passado por meio da base de currículos cadastrados no portal da empresa. Dos 476 respondentes, 89% são homens e 11% mulheres. De todos os participantes, 82% declararam estar aposentados e 18% ainda não. Dos 82% que declararam estar aposentados, 73% afirmaram estar nessa condição há pelo menos três anos. O perfil identificado na amostra é de idade média de 68 anos, pertencente à classe média e bacharelado completo. O estudo também procurou segmentar os aposentados em profissionais ativos ou inativos. De acordo com os resultados da amostra, 48% indicaram que estão sem emprego, 5% não pretendem voltar mais ao mercado e 47% continuam trabalhando. Desse total que está sem emprego, 98% querem voltar ao batente. E daqueles que permanecem ativos, 80% querem trocar de emprego. “É um sinal de que esse público ainda quer continuar trabalhando por muito tempo. E de que o mercado continua apostando nele e procurando pessoas com esse perfil”, conta Diez.
Outro dado revelado é que, dos 80% que pretendem conseguir uma nova oportunidade de trabalho, 84% buscam remuneração superior à atual. “Também há um percentual relevante, de 36%, que está de olho num salário 50% acima do que ganha hoje. É uma nova configuração no mercado de profissionais sêniores”, explica. Para os aposentados que estão fora do mercado de trabalho e pretendem voltar ao mercado (48%), o cenário também é positivo. O estudo mostra que 36% dos aposentados inativos receberam pelo menos uma oferta para voltar ao trabalho nos últimos três meses. Entre os motivos destacados para voltar ao trabalho, aparecem: porque gostam de trabalhar, sentirem-se mais ativos, ter uma renda extra para complementar orçamento e ajudar a família.
Os profissionais ativos e inativos também informaram em qual área mais gostariam de atuar. Destacaram-se Engenharia Civil, Mecânica e Eletrotécnica; Administração de Empresas e Vendas. O levantamento também mostra que os aposentados preferem trabalhar em áreas que acumularam experiência. Para 86%, há o desejo de permanecer na mesma área ou retornar a um antigo setor em que sempre trabalhou. Há ainda 14% que querem ter a oportunidade de colaborar em uma nova área. Para esse público, os novos setores mais desejados para atuação são Administração de Empresas, Direito, e Vendas. “Há vigor, disposição e muita motivação entre esses profissionais. Eles são movidos a desafios, seja para colaborar com seu expertise ou até mesmo agregar experiência em novos projetos”.
(Canal Executivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário