Cliente bem atendido é cliente satisfeito, e cliente
satisfeito não só volta a comprar, mas também indica outros clientes. Entender
essa dinâmica é o grande segredo das empresas bem-sucedidas e posicionadas no
mercado. Essas empresas entendem que não há outro motivo para se trabalhar o
bom atendimento ao cliente se não for para criar condições favoráveis para
novas vendas. É tanto que, na opinião do consultor e diretor da V2 Consulting,
Vladimir Valladares, qualquer justificativa fora dessa linha é puro discurso.
"Imagine então que um cliente insatisfeito, além de não voltar a comprar,
vai ser uma propaganda negativa e um inibidor de vendas para toda a sua rede de
relacionamentos. E hoje, com as redes sociais, é um péssimo negócio gerar
reações de insatisfação nos clientes, pois os efeitos são incontroláveis",
atenta o consultor. Mas proporcionar uma boa experiência ao cliente vai muito
além do atender, e é nesse ponto que se encontra a maior falha de grande parte
das empresas. "Muitas ainda trabalham o atendimento ao cliente com visão
limitada, achando que somente determinadas áreas da empresa têm
responsabilidade por garantir o bom atendimento, isso quando não acham que
somente as áreas que só fazem atendimento ao cliente têm essa
responsabilidade", aponta.
(Gestão & Negócios)
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