quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sua marca pessoal é essencial no mercado profissional

Não importa qual seja sua área de atuação profissional. Nas últimas décadas, o mundo do trabalho mudou! Quantas vezes ouvimos ou lemos notícias sobre reengenharia,downsizing, redução de níveis hierárquicos ou terceirização? Era comum, há alguns anos, que as pessoas tivessem um só emprego durante toda a sua vida. Quem trocava constantemente de emprego era mal visto pelas empresas, tinha a“carteira suja”, pois existiam vários registros profissionais em sua carteira de trabalho, mostrando que era pouco comprometida com as empresas nas quais trabalhou.

Hoje, é não só comum como até recomendável que a pessoa tenha várias experiências profissionais. O profissional precisa ser tão bom quanto seu último projeto: crescer ou desaparecer, depende de suas habilidades e competências, precisa agir e pensar como um empreiteiro independente, que construirá uma reputação. Ou seja, é necessário deixar sua MARCA em todo trabalho que faz.

Uma marca é um nome, termo, signo, símbolo ou design que tem a função de identificara promessa de benefícios associada a bens e serviços, e aumenta o valor de um produto além de seu propósito funcional. Uma marca pessoal é um sinal de confiança, que atinge emoções e orienta nossas decisões. Mas uma marca pessoal tanto tem a ver com quem você é como com quem você não é. Está ligada tanto com as coisas positivas que você faz e que agregam valor a seu nome, quanto com as coisas negativas que diminuem seu valor.

Em muitas profissões, a construção de uma marca pessoal já é algo muito comum e está ligada à competência e à maestria, ou seja, à excelência deste profissional. Esperamos maestria de um neurocirurgião, de um músico, de um jogador, de um ator ou de um arquiteto.  Se esses profissionais não deixarem sua marca de excelência em cada um dos trabalhos que fazem, com certeza não serão bem-sucedidos profissionalmente e não conseguiram novos clientes ou fãs. E por que não buscamos desenvolver esta maestria nas nossas ações pessoais? Por que não pensamos em construir e deixar nossa marca em cada uma das atividades que realizamos no nosso cotidiano?

Fonte: Fabiano Caxito, Mestre em Administração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário