O candidato precisa mostrar
habilidades e como pode contribuir em sua área, além de também ser importante
conhecer a empresa para 'se vender' bem na entrevista.
Saber "vender" as suas
habilidades e entender as necessidades das empresas são algumas das
recomendações para ficar no radar dos recrutadores. O Glassdoor, site de
avaliação de empresas norte-americano, diz que não existe uma receita pronta
para conseguir emprego, mas lista algumas táticas que ajudam os profissionais a
serem notados.
Confira 5 dicas:
1) Mostre como você é útil para sua
área:
A chave para aparecer é mostrar
como você é útil para o seu ramo de atuação. Quem sabe "se vender"
procura as oportunidades e mostra o que fez na área. São essas pessoas que
conseguem novos empregos com mais facilidade. Os recrutadores querem ver como o
profissional se esforça para contribuir para o setor e como ele pode causar
impacto e trazer resultados para a empresa.
2) Mostre que está preparado para o
futuro:
Os empregadores sempre buscam
maneiras de ter vantagens competitivas no mercado. Ao se candidatar, você pode
mostrar como suas habilidades e experiência o ajudam a estar dentro das
tendências da área.
Ouvir colegas e mentores
profissionais sobre o futuro da área dá pistas sobre isso. Com diferentes
opiniões e informações, é mais fácil saber quais são as competências
necessárias para acompanhar as tendências.
3) Entenda o empregador:
É importante conhecer a posição,
missão e valores da empresa. Outra dica é descobrir o que os funcionários falam
da companhia. As informações sobre as necessidades da empresa vão ajudá-lo na
hora de "se vender" em uma entrevista.
4) Demonstre que tem flexibilidade:
Empresas gostam de contratar
funcionários que podem atuar em posições e áreas diferentes, porque tornam o
processo de treinamento mais fácil e podem contribuir mais para a organização.
Se você busca vaga fora do seu ramo de atuação, pode usar exemplos da sua
experiência anterior para mostrar versatilidade.
5) Preste atenção nos feedbacks:
Sejam conselhos de colegas ou
recomendações do chefe, é importante usar as avaliações sobre a sua atuação –
os feedbacks – como forma de melhorar a imagem profissional. Os feedbacks positivos
ou negativos são fundamentais para o desenvolvimento profissional. Especialmente
na hora de buscar emprego, receber feedback sobre a forma como você está se
comportando na entrevista, sobre o currículo ou a carta de apresentação podem
ajudar a melhorar as suas estratégias.
Fonte: G1/São Paulo
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