O
tempo é um recurso muito valioso e democrático. Todas as pessoas têm as mesmas
24 horas, porém cada uma decide de que forma irá utilizar seu tempo. Saber
administrar o tempo é fundamental para alcançar um alto nível de produtividade
e excelência pessoal e profissional. Porém, o que diferencia as pessoas que
conseguem fazer excelente uso do seu tempo e atingir resultados, daquelas que
não conseguem fazer do seu tempo uma alavanca para alcançar resultados
produtivos na sua vida e carreira?
Gerenciamento
eficaz do tempo é primeiro fazer aquilo que é mais importante para você e que
está de acordo com as suas prioridades de vida. Quando você tem clareza de qual
é o seu propósito de vida, começa a gerenciar seu tempo e seus papéis de vida
em congruência com sua missão, visão e valores e a partir disso, pode fazer
escolhas mais conscientes de como utilizar melhor o tempo, contribuindo com o
crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Perceba
os resultados que está obtendo no momento e que derivam da forma como utiliza
seu tempo. Coloque foco naquelas atividades que trarão mais resultados. O
"Princípio de Pareto" diz que 20% daquilo que realizamos trazem 80%
dos resultados, enquanto os outros 80% de atividades que realizamos trazem
apenas 20% de resultados. Nesse sentido, quais são as suas prioridades?
É
necessário estabelecer quais são as verdadeiras prioridades e ter a coragem
suficiente para dizer não para outras coisas. É muito comum observar
profissionais que passam horas, utilizando de forma excessiva a internet e
telefone ou que apresentam dificuldades em dizer não e delegar tarefas. Quando
se tem a consciência que é preciso dizer não para algumas atividades, abre-se a
oportunidade de ter mais produtividade e gerar resultados de alta performance.
Algumas
dicas para gerenciar melhor o tempo:
-
Estabeleça sua missão de vida e os diversos papéis que desempenha.
-
Defina as suas prioridades (metas).
-
Tenha um planejamento anual, mensal, semanal e diário.
- Na
sua lista de tarefas diárias, classifique da mais importante para a menos
importante.
-
Comece o seu dia realizando as tarefas mais importantes, aquelas que você
geralmente fica postergando, assim você conclui logo o que realmente é
fundamental e termina seu dia finalizando as atividades mais leves.
Criar
mais tempo é uma questão de percepção da maneira como enxergamos nossos dias e
nossos objetivos. A partir do momento que as verdadeiras prioridades são
estabelecidas, fica muito mais simples fazer escolhas conscientes que levem a
excelência pessoal e profissional.
Fonte:
Isaura Ferreira, Especialista em carreiras.
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