quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Saiba como gerenciar o tempo para a excelência

O tempo é um recurso muito valioso e democrático. Todas as pessoas têm as mesmas 24 horas, porém cada uma decide de que forma irá utilizar seu tempo. Saber administrar o tempo é fundamental para alcançar um alto nível de produtividade e excelência pessoal e profissional. Porém, o que diferencia as pessoas que conseguem fazer excelente uso do seu tempo e atingir resultados, daquelas que não conseguem fazer do seu tempo uma alavanca para alcançar resultados produtivos na sua vida e carreira?

Gerenciamento eficaz do tempo é primeiro fazer aquilo que é mais importante para você e que está de acordo com as suas prioridades de vida. Quando você tem clareza de qual é o seu propósito de vida, começa a gerenciar seu tempo e seus papéis de vida em congruência com sua missão, visão e valores e a partir disso, pode fazer escolhas mais conscientes de como utilizar melhor o tempo, contribuindo com o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Perceba os resultados que está obtendo no momento e que derivam da forma como utiliza seu tempo. Coloque foco naquelas atividades que trarão mais resultados. O "Princípio de Pareto" diz que 20% daquilo que realizamos trazem 80% dos resultados, enquanto os outros 80% de atividades que realizamos trazem apenas 20% de resultados. Nesse sentido, quais são as suas prioridades?

É necessário estabelecer quais são as verdadeiras prioridades e ter a coragem suficiente para dizer não para outras coisas. É muito comum observar profissionais que passam horas, utilizando de forma excessiva a internet e telefone ou que apresentam dificuldades em dizer não e delegar tarefas. Quando se tem a consciência que é preciso dizer não para algumas atividades, abre-se a oportunidade de ter mais produtividade e gerar resultados de alta performance.

Algumas dicas para gerenciar melhor o tempo:
- Estabeleça sua missão de vida e os diversos papéis que desempenha.
- Defina as suas prioridades (metas).
- Tenha um planejamento anual, mensal, semanal e diário.
- Na sua lista de tarefas diárias, classifique da mais importante para a menos importante.
- Comece o seu dia realizando as tarefas mais importantes, aquelas que você geralmente fica postergando, assim você conclui logo o que realmente é fundamental e termina seu dia finalizando as atividades mais leves.

Criar mais tempo é uma questão de percepção da maneira como enxergamos nossos dias e nossos objetivos. A partir do momento que as verdadeiras prioridades são estabelecidas, fica muito mais simples fazer escolhas conscientes que levem a excelência pessoal e profissional.


Fonte: Isaura Ferreira, Especialista em carreiras. 

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