terça-feira, 23 de setembro de 2014

O bom comportamento como diferencial

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, candidatos possuem inúmeros itens que merecem atenção: a roupa, aparência, comportamento, o que vai ser dito dentre vários outros. Mas depois de conquistada a vaga, esses itens não devem desaparecer, pelo contrário! Eles aumentam e também definem a nossa conduta dentro do ambiente de trabalho.

Postura profissional é o conjunto de suas características e de atitudes dentro da empresa, e um comportamento de excelência no mercado atual pode ser considerado um diferencial. Ética, hábitos, habilidades, competências, conhecimentos, comportamentos, tudo isso representa sua postura, e com certeza, essas características servem para avaliação de um bom funcionário.

Uma pesquisa realizada pela Catho mostra que o mau comportamento no trabalho é o segundo maior motivo de demissões nas empresas, e os principais problemas são o relacionamento com o chefe e os colegas, as faltas e atrasos. O baixo desempenho é a maior causa dos desligamentos nas empresas. Portanto, fique de olho em sua postura durante o expediente. Use-a como um diferencial para se destacar positivamente no ambiente corporativo, agregando-a a um trabalho de qualidade. Dessa maneira, você estará contribuindo intensamente para o seu crescimento profissional.

Para ajudá-lo, aqui vão algumas dicas para deixar sua postura impecável:
- Seja amigável com seus colegas. Você não necessariamente precisa fazer amigos, mas um comportamento amistoso com todos deixa o clima agradável em seu ambiente de trabalho.

- Chegue no horário e cumpra seus prazos. Procure entregar suas demandas em dia e evitar atrasos, caso contrário você pode demonstrar falta de comprometimento.

- Fique de olho com o que publica em suas redes sociais. Não se esqueça que seu perfil é público. Cuidado com suas postagens e o que fala sobre a empresa nas redes.

- Saiba dialogar. Não se irrite com opiniões contrárias, uma vez que divergências são ótimas para o surgimento de novas ideias. Espere as pessoas concluírem seu raciocínio para expor o seu, e fique atento ao seu tom de voz.

- Policie seu português. Erros gramaticais em e-mails e documentos denotam falta de atenção ou leitura.

- Demonstre interesse. Novas oportunidades na empresa podem surgir, e ao demonstrar interesse você pode ser beneficiado.

Fonte: José Roberto Marques, Especialista no desenvolvimento de pessoas.

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