terça-feira, 5 de agosto de 2014

Saiba mais sobre gestão de custos

Para conseguir ganhar mais e melhor é preciso, entre outras coisas, saber gerir os custos da empresa. Ao se ter clareza sobre o que é gasto, fica mais fácil saber onde cortar. 

O presidente da Cobrart Gestão de Ativos, Luiz Felizardo Barroso, explica que para se fazer uma boa gestão dos custos é preciso computar todas as saídas financeiras. Na sequência,vale submetê-las a uma análise criteriosa para saber o que cortar e o que postergar. “Tudo dentro de um planejamento estratégico econômico financeiro que deve ter sido feito, previamente, sempre com vistas aos próximos três, seis, nove e doze meses, adaptando suas decisões às intercorrências não previsíveis”, esclarece Barroso.

Cada departamento deve gerar renda proporcional ao seu custo, de preferência deixando um superávit. Os setores exclusivamente administrativos podem gerar diretamente sobra de caixa, mas indiretamente estes poderão ser sempre computáveis. Só que ao se pensar em um negócio de pequeno porte, em que as finanças são sempre apertadas, a administração se torna um desafio.

Os micros e pequenos empreendedores quem o digam.“Geralmente, o proprietário é que tem que desempenhar diversos papéis.Ora ele é puramente o gestor, ora é o homem de marketing, do financeiro, do comercial da empresa, ou até tudo junto,ao mesmo tempo e misturado”, destaca o presidente da Cobrart.Os custos devem ser cortados primeiro com foco no desperdício: de material do escritório, de higiene e conservação, e até de alimentação, os quais devem ser evitados. “Você precisa e deve confiar em seus auxiliares, delegando, mas sempre cobrando-lhes metas, pois quem delega e não cobra, está querendo é ser enganado”, afirma.

Fonte: Gestão e Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário