sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Endomarketing como ferramenta de destaque

Uma das atividades mais difíceis do ambiente corporativo é alinhar com todos os colaboradores os valores da empresa e incentivá-los a praticar atitudes condizentes à sua filosofia. Não adianta o empreendedor elaborar planejamentos, definir metas e criar relatórios sem que as pessoas estejam comprometidas com os ideais da companhia. Neste sentido, no mundo moderno o endomarketing é uma ferramenta que ganha mais destaque no dia a dia das empresas. Antes era conhecida apenas na linha de custos e hoje muitas empresas alocam esta propriedade na linha do investimento. 

Os investimentos em endomarketing, em alguns casos, se tornam tão fundamentais quanto os investimentos para desenvolvimento e lançamento de produtos e serviços. Eu, particularmente, adoro participar de projetos que visam mudar o comportamento dos colaboradores na busca por novos e eficientes resultados. Minha carreira profissional foi iniciada quando criança. Naquela época já comercializava os doces com minha mãe e desde cedo sempre cultivei relacionamento quando conversava com clientes sobre como melhorar as nossas vendas, o que precisávamos fazer para melhorar o atendimento, enfim, sugestões de pessoas e o que poderiam agregar ao dia a dia. De fato, ainda criança, não tinha noção da importância das minhas indagações, mas já estava preocupado em melhorar as nossas ações internas.

O gestor moderno e antenado precisa sair da sua sala e passar o dia na fábrica conversando com os colaboradores da linha de produção, identificando informações valiosas para reduzir custos e maximizar produtividade. Chacrinha, rei da comunicação, já dizia:“Quem não se comunica, se trumbica!” A verdade é que os empresários, líderes e gestores precisam conversar com todos que fazem parte do resultado da empresa. Além de escutá-los, é válido colocar em prática as mudanças e, acima de tudo, investir em ferramentas de comunicação eficientes.

 O empreendedor precisa comunicar de forma clara e objetiva que todo tipo de atitude dentro da empresa impacta no seu resultado final. O endomarketing está se modernizando, pois a “beleza e emoção” de campanhas publicitárias passam a ser utilizadas no dia a dia da comunicação interna da empresa. Passei parte da minha carreira profissional fazendo apresentações em power point e hoje vejo outras ferramentas atuais e inovadoras sendo utilizadas para comunicação de mensagens operacionais. Por isso, apresentar uma nova atitude é considerado fazer mídia competente para os colaboradores. Venho acompanhando a evolução deste mercado que merece os parabéns.

Fonte: Rodrigo Geammal é fundador e diretor-executivo da Elos Cross Marketing - Agência brasileira pioneira no marketing de resultados de vendas.

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