É visível que a posição da mulher dentro das organizações, juntamente com sua remuneração, está em constante ascensão, porém, dados divulgados recentemente pelo IBGE mostram que o mercado de trabalho brasileiro ainda é predominantemente masculino. Eles são responsáveis por ocupar 57,7% das ofertas de trabalho no Brasil e são também mais bem remunerados. O salário médio masculino, segundo a pesquisa realizada em 2011, era de R$ 1.962,97, enquanto a média feminina era de R$ 1.561,12.
No entanto, dados do SalárioBR, serviço de pesquisa de cargos e salários, mostram que em algumas profissões as mulheres ficam à frente dos homens nos ganhos salariais. A menor diferença salarial com predominância feminina está entre os assistentes de comunicação. Os dados mostram que elas ganham 1,17% mais do que eles. O maior degrau ocorre entre os analistas de marketing. Enquanto os homens ganham R$ 2.300,97, as mulheres ficam 31% à frente com salários em torno de R$ 3.005,01. Os valores se referem a uma média nacional.
Para Fabiana Zandroski, gerente responsável por cargos e salários do SalárioBR, esta diferença ocorre pelo fato dos cargos mais bem remunerados exigirem maior nível de conhecimento técnico e as mulheres dispostas a conquistar o mercado de trabalho estão se dedicando mais a preparação profissional por meio de cursos e estudo. “A mudança deste cenário se deve também porque ao longo dos anos as mulheres têm optado por trabalhar fora e construir carreira para unificar a renda familiar”, conclui.
Fonte: UOL
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