Por Marco
Roza
Se
você tem se tornado muito popular entre seus amigos que abriram empresas há
poucos anos, talvez seja a hora de parar para reavaliar suas amizades. Pense
nisso especialmente se você só é chamado para opinar (mesmo que indiretamente),
da mesma maneira que as pessoas se aproximam de um médico e tentam cavar uma
consulta mencionando o problema de um suposto amigo.
As
visões estratégicas são cada vez mais valorizadas nestes tempos de transição.
Quando os planos de negócios começam a vazar água diante das variações de humor
do mercado, da mutação continuada dos consumidores, da raridade do crédito e da
agressividade da concorrência que vem de fora do Estado ou do país. Por isso,
quando os convites de almoço, cafezinho, participação de eventos das empresas
"amigas" começam a afogar sua agenda são seguidos de garimpagem de
conselhos e sugestões, é hora de avaliar mais de perto a vinculação com esses
empresários amigos.
Uma
hipótese é formalizar essa amizade. Se os gestores dessas empresas realmente
valorizam suas sugestões estratégicas e se são de verdade seus amigos, é
adequado que estabeleçam um contrato de prestação de serviços, com um honorário
mensal ou vinculado às consultorias específicas que prestar. Outra possibilidade
é você aprender a valorizar as habilidades e conhecimentos acumulados e se
apresentar de maneira formal tanto para as empresas "amigas" quanto
para as demais, que precisam de sua ajuda no mercado.
Caso
você escolha se formalizar como um "consultor", o melhor é procurar
uma ajuda profissional. Além dos consultores do Sebrae você conseguirá ajuda de
diversas instituições que o ajudarão a se apresentar de maneira profissional no
mercado. O resultado de sua nova atitude profissional se refletirá na sua
agenda de almoços grátis. De uma hora para outra, quando souberem de suas
intenções e conhecerem seus honorários, os convites se esvaziam.
Se
você tiver condições de se manter fiel ao seu novo estágio, com o tempo, as
empresas que realmente valorizam o diferencial que você poderá agregar voltarão
a convidá-lo para reuniões formais. Muito provavelmente, sem almoço grátis. Mas
com os devidos honorários, que serão valorizados nesse novo estágio, porque
ajudarão os gestores da organização a melhorar sua eficiência operacional
nestes tempos líquidos, de transição intensa. Esta será a época em que um olhar
mais acurado, de um profissional que se dedica à reflexão e à pesquisa, pode de
verdade ajudar a criar valor e ajudar a empresa a melhorar seu desempenho.
Marco
Roza é estrategista de novos negócios.
Fonte:
UOL
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