Mudanças
no trabalho como trocas de chefia, setor ou de equipe podem forçar os
profissionais a saírem de suas zonas de conforto. Em momentos como esses, quem
tem maior capacidade de adaptação leva vantagem. "Nós nos apegamos a
determinadas situações e sofremos quando a mudança acontece. Ter de aprender
algo novo e recomeçar gera insegurança, por isso muitos não gostam das
mudanças. Estar aberto e disposto faz toda a diferença para o
profissional", afirma a coach Daniela do Lago.
Para
a especialista em treinamento e desenvolvimento da Innovia Training Lucienne Baldez, os profissionais com maior
capacidade de adaptação enxergam as mudanças como oportunidades, têm autoestima
elevada, são emocionalmente estáveis, sabem ouvir e respeitam o espaço do outro
e são mais sociáveis no trabalho. Baldez afirma que pessoas com essas
qualidades são capazes de lidar com problemas, conflitos ou situações
estressantes sem se abalar emocionalmente. "Elas conseguem manter
otimismo, confiança e autocontrole nas situações mais inesperadas e
conflitantes", diz.
Para
a Lucienne Baldez, diferentemente do que a maioria dos profissionais imagina a
capacidade de adaptação não nasce com as pessoas, mas pode e deve ser
desenvolvida. "Nenhuma mudança comportamental é adquirida sem
conhecimento, prática e treino. No começo, não é tão simples, mas com empenho é
possível descobrir que ser resiliente (suportar e reagir positivamente a
dificuldades) é a ferramenta mais importante e a mais utilizada pelos
profissionais de sucesso", destaca.
As
mudanças na tecnologia e nas relações de trabalho provocam mudanças bruscas nas
empresas, segundo o headhunter do site Recrutando.com Luiz Pagnez. Segundo ele,
quem não se adapta fica em desvantagem em relação aos seus colegas e pode
comprometer sua empregabilidade. O headhunter afirma que, muitas vezes, o mercado
pode ser cruel e fazer uma ‘seleção natural’ entre os profissionais com
dificuldade de adaptação e aqueles que têm facilidade em aceitar as mudanças.
E
não adianta bater no peito e dizer que é um profissional que se adapta
facilmente às mudanças, porque os recrutadores estarão atrás de pistas que
podem revelar o contrário. "Não é fácil identificar porque todos acham que
são adaptáveis. O selecionador buscará sinais indiretos, questionando os
motivos das trocas anteriores de emprego, do seu relacionamento com chefes e
colegas, por exemplo", diz. Para ele, candidatos que reclamam muito das
empresas anteriores ou acham que o erro sempre é dos outros podem revelar que
não se adaptam bem a mudanças.
Dicas
para encarar mudanças no trabalho:
1 - Aceite as mudanças
Estratégias
e tarefas mudam. No mercado, há muitos profissionais que se dizem resilientes
(suportam e reagem positivamente às dificuldades), mas na verdade são os que
mais rejeitam mudanças. O primeiro passo é aceitar que precisa e deseja mudar.
2 - Controle suas emoções
Saiba
lidar melhor com situações de estresse. O fato de as pessoas estarem
desesperadas com algo não significa que tenha que se desesperar também. Não se
aborreça tanto com os detalhes e foque sua energia no resultado final.
3 - Gerencie seu tempo
Não
confunda metas e responsabilidades com pressão. Defina prioridades para não
ficar apagando incêndios. Desenvolva sua capacidade de discernimento e aprenda
a identificar o que é importante e o que é urgente.
4 - Saiba dizer 'não'
O
fato de o chefe pedir tudo não significa que tenha de aceitar. Seja claro e
explique o motivo pelo qual não pode atendê-lo. Para isso, ter organização é
fundamental.
5 - Mantenha-se atualizado
Estude
e aprenda coisas novas. Mantendo sua empregabilidade em alta, você diminui a
ansiedade de perder seu espaço (ou seu emprego) e pode lidar melhor com
dificuldades e mudanças.
Fonte:
UOL
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