Preparar-se
Quem não domina o assunto que será apresentado terá receios de defendê-lo e perderá a credibilidade. "Estudar com antecedência o conteúdo da apresentação, rever os argumentos dos pontos citados, prever possíveis dúvidas e ter respostas na ponta da língua são atitudes que dão confiança ao orador e transmitem segurança aos expectadores", diz Villela.
Conheça o público
Descubra para quem você irá falar. Saber a área de formação e a qual geração e gênero o público pertence ajudam a adaptar a linguagem utilizada. Por exemplo, para um público universitário, ainda em fase de aprendizagem, é preciso explicar termos técnicos. Já para profissionais da mesma área não existe essa necessidade. Adequar a linguagem torna o discurso mais assertivo e atrativo aos ouvintes.
Assuma o controle
Não tente eliminar seu medo, mas sim controlá-lo. O receio faz as pessoas ficarem preparadas para os imprevistos.
Valorize suas qualidades
Identifique aptidões que você possui (como carisma e simpatia) e utilize a seu favor para comunicar melhor. "Possuímos qualidades diferentes e nos tornamos interessantes por nossas particularidades. Descobrir seus pontos fortes e saber como usá-los em seu benefício é uma grande vantagem".
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário