segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Metropolitana inova e oferece curso de graduação em música


A Faculdade Metropolitana continua inovando e agora oferece graduação em Música, habilitando profissionais para uma das áreas mais gratificantes e empolgantes. Isto porque o profissional bacharelado em Música estará apto a atuar em concertos, espetáculos musicais e gravações de trilhas sonoras. Agências de publicidade e propaganda buscam profissionais na área de música para criar jingles para comerciais de rádio e TV. Além disso, o bacharel em Música também poderá atuar como maestro, dirigindo orquestras, bandas, conjuntos instrumentais e vocais. Como compositor, estará habilitado a criar peças e anotá-las em partituras para serem executadas por instrumentistas, orquestras ou cantores. O bacharel em Música ainda poderá atuar como arranjador, fazendo versões de peças musicais, e como intérprete pode se especializar na execução de determinado instrumento ou dedicar-se ao canto.
Artes Visuais
O curso de graduação (bacharelado) em Artes Visuais é outra novidade da Faculdade Metropolitana, proporcionando oportunidade para que os graduandos aprendam a desenvolver a percepção, reflexão, produção e crítica. Com a atualização do currículo programático e a inclusão das mídias digitais, o mercado de trabalho para o formado no curso de Artes Visuais é promissor. Criatividade e produtividade são as principais características que as empresas esperam desse profissional.

As inscrições estão abertas e o processo seletivo será realizado no dia 20 deste mês. Outras informações pelo telefone (69) 3217-8947.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Projeto ambiental beneficia bairro da zona leste


A arborização urbana contribui para amenizar os efeitos da alta temperatura na cidade e propicia um ambiente visualmente agradável aos habitantes e visitantes. Além disso, tem grande importância na estrutura de manter o equilíbrio físico-ambiental da cidade e incide diretamente na qualidade de vida das pessoas. Nesta sexta-feira, às 7h30, o CRA-RO (Conselho Regional de Administração de Rondônia) realiza, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o plantio de mudas em área localizada na esquina das ruas Ponta Negra e Corrupião, no bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.

O presidente do CRA-RO, Adm. André Luís Saoncela da Costa, entende que o plantio de mudas se constitui numa ação fundamental para o meio ambiente e o CRA-RO, ciente de seu papel também com o meio ambiente, programou essa atividade como parte das comemorações do Jubileu de Ouro da Administração. “Quando se planta mudas se está plantando vida porque as árvores também são vidas presentes na natureza e contribuem para a qualidade de vida dos seres humanos”, disse o Adm. André Luís Saoncela da Costa.

Fonte: Ascom CRA-RO

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Palestra no ITV Rondônia destaca a força econômica do estado


Rondônia possui uma agricultura forte e depende apenas de um processo de industrialização para que a sua economia, que já é destaque em nível nacional, repercuta com maior evidência também fora do País. A observação foi feita pelo economista Valdemar Camata Júnior durante palestra ministrada no Auditório Dolly Carvalho na sede do PSDB, promovida pelo Instituto Teotônio Vilela Rondônia. O economista deixou evidente que o processo de industrialização do estado depende de políticas específicas. “O segmento agrícola rondoniense tem registrado crescimento maior que a média nacional, mas é necessário que sejam adotadas medidas de ordem política para que essa produção seja beneficiada no próprio estado”, mencionou.
Para um público formado por profissionais de diferentes áreas e por estudantes, Valdemar Camata Júnior fez uma explanação bem abrangente sobre o panorama econômico de Rondônia, destacando a evolução no setor de agronegócios, atualmente entre os mais fortes de todo o País. Atualmente o 6º maior produtor de café e arroz, o 8º maior produtor de carne e 9º maior produtor de leite do Brasil, Rondônia tem registrado um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) sustentado ao longo dos 10 anos mais recentes. Isto, segundo economista, sem contar que o estado entra definitivamente no cenário nacional da piscicultura. Em 2015 foram produzidas 80 mil toneladas de peixes, mas Rondônia tem potencial para produzir até 700 mil toneladas/ano.
Contrastando com o interior do estado, a capital não desponta como potência na produção agrícola, mas o município de Porto Velho possui o maior rebanho bovino. Além disso, conforme o economista, Porto Velho está localizada num ponto estratégico e caminha para ser um centro intermodal e multimodal. “Porto Velho é a capital mais estratégica da Amazônia e a integração econômica incentiva ainda mais a produção de alimentos. Um polo industrial forte fará de Rondônia um grande centro abastecedor para os demais estados situados no Centro-Oeste e Norte e para alguns países localizados no entorno do estado. Mas, como disse, tudo depende de uma ação política eficaz e consistente”, assinalou Valdemar Camata Júnior.

Para o Presidente do Instituto Teotônio Vilela Rondônia, Aparício Carvalho, os temas abordados nas palestras realizadas pelo ITV-RO têm contribuído para fomentar profissionais e estudantes com informações essenciais para o seu crescimento em termos de conhecimento. “A palestra do economista Valdemar Camata Júnior sobre o cenário econômico de Rondônia evidenciaram dados importantes dentro de um contexto que mostra o estado como referência para o Brasil, numa perspectiva que o projeta como um futuro centro distribuidor de alimentos para a Amazônia brasileira e países vizinhos”, complementou Aparício Carvalho.  

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Márcio Viermo lança "O Dono do Sol" no Teatro Guaporé


O Dono do Sol é o título da mais nova obra do poeta Márcio Viermo, cujo lançamento será realizado no dia 1º de setembro, às 19h, no Teatro Guaporé (anexo ao Palácio das Artes). O ingresso custa R$ 30,00 e pode ser adquirido pelo telefone 9308-4687. Toda a arrecadação será destinada às entidades APAEs, Solar da Paz e Casa Família Rosetta. “É um trabalho que agrega valores porque está vinculado a um projeto social que objetiva ajudar entidades beneficentes que dependem de doações para continuarem atendendo as comunidades carentes. Entendemos que o amor é baseado em princípios e que somente é possível com Deus”, mencionou Viermo.
Este é o seu nono livro de poesias. Nele estão inclusas algumas de suas poesias mais conhecidas em suas palestras e apresentações, enquanto outras são inéditas, denotando a diversidade de sua obra. Em O Dono do Sol, Márcio Viermo destaca que o amor é transcendental porque converge a força que o sentimento tem para salvar. “Deus é o Dono do Sol, o Poeta Maior, o autor de todas as poesias de amor e de todos os motivos que nos fazem amar”, acentua Viermo. O livro traz poesias de amor, sátiras social e filosófica, textos e aforismos, pois tem a analogia do sol que abrange todos os espaços.
Reconhecido como um dos maiores poetas de Rondônia, Márcio Viermo (Márcio Vieira do Carmo) tornou-se popular por conta do trabalho realizado com crianças e jovens nas escolas. Sempre tratado com admiração e carinho, conseguiu projetar-se pela maneira singular que apresenta seus poemas e realiza suas palestras. Também conhecido como Márcio Poeta, é autor da série de poesias “Coração Partido”, um trabalho autônomo que alcançou números impressionantes, sendo divulgado pessoalmente pelo autor a mais de 700 mil pessoas na Amazônia, o que lhe rendeu 8 best-sellers. “Somente Deus é digno de elogios e adoração, o meu talento pertence a Ele e o que tenho de melhor é d’Ele e para Ele”, diz o poeta, atualmente um requisitado palestrante e orador.
Natural de Porto Velho, Márcio Viermo é poeta, escritor, contista, cronista, orador, palestrante, professor de Língua Portuguesa e professor de Oratória, além de autor e realizador do maior projeto de incentivo à leitura do estado “Poesia nas Escolas”. “Enquanto não aceitarmos que existe um poder além de nossas forças e que, portanto, há coisas além do nosso controle, nós não veremos a Deus”, destaca. Márcio Viermo também já está fechando parceria com o Porto Velho Shopping onde pretende realizar uma exposição de sua obra literária. 

terça-feira, 28 de julho de 2015

O silencioso ataque das hepatites virais


Hoje, 28 de julho, é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, doenças silenciosas que surpreendem as pessoas. No Brasil, milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.
Na maioria dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. Geralmente, quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio mais avançado. Por isso mesmo é fundamental que as pessoas procurem um médico para que o exame seja feito regularmente.
Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
-Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
-Transmissão sanguínea: praticou sexo desprotegido, compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B,C e D);
-Transmissão sanguínea: da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B,C e D)
No caso das hepatites B e C é preciso um intervalo de 60 dias para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isto quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas, quanto crônicas de infecção, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajuda a traçar diretrizes de políticas públicas no setor.


Fonte: Ministério da Saúde

terça-feira, 14 de julho de 2015

Versalle se destaca no Super Star e conquista o Brasil


Depois de conquistar o terceiro lugar no programa Super Star (Globo), a Banda Versalle conquistou o Brasil e transformou Porto Velho na capital amazônica do Rock. Humildes, os integrantes da Versalle: Criston Lucas (vocalista e guitarra), Rômulo Pacífico (guitarra e vocal), Miguel Pacheco (baixo e vocal) e Igor Jordir (bateria) atenderam a imprensa da capital em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira, no auditório da FIMCA, e fizeram questão de destacar o carinho e o apoio do povo de Rondônia e da Região Norte durante o programa. “Nós podemos resumir o resultado com uma palavra: felicidade. O Super Star representou uma grande oportunidade de conhecer artistas e produtores consagrados no mundo musical”, disse o vocalista Criston Lucas.

Rômulo Pacífico não escondeu a satisfação pela conquista nacional que mobilizou o estado e a Região ao longo dessa trajetória vitoriosa da Banda no programa. “Porto Velho tem muita coisa boa que apenas não repercute como deveria”, disse Rômulo, mencionando que a Banda apenas contribuiu para projetar uma riqueza artística e cultural que existe na capital rondoniense. “Que isto sirva de motivação e que a arte musical aqui produzida possa receber maior incentivo e que Porto Velho passe a ser vista como a terra da música”, acrescentou o guitarrista da Versalle.

Segundo Rômulo, a manifestação das pessoas em prol da Banda demonstra a grande carência em termos de incentivos na área da música. “A Versalle era a única Banda da Região Norte que participou do Super Star e recebemos o apoio de toda a região, fato que nos deixou muito orgulhosos”, acentuou Rômulo Pacífico, informando que já está sendo agendada uma reunião com dirigentes da Som Livre, com a possibilidade de que seja firmada uma parceria para a produção de CDs da Versalle.


segunda-feira, 9 de março de 2015

SAIBA QUAIS ERROS TODO ESTAGIÁRIO DEVE EVITAR

Saiba que tipo de atitude deve ser evitada a todo custo para que um estagiário possa se tornar um profissional de sucesso e respeito.

Ser um estagiário não é tarefa fácil para ninguém; no entanto, quem deseja crescer e fazer parte, de fato, do mercado, deve passar por isso para ganhar cada vez mais conhecimento em sua futura área de atuação e, consequentemente, oportunidades cada vez maiores de sucesso e progresso na carreira que se inicia. Por isso, embora a função possa ser considerada, ainda hoje, um tanto ignorada ou até desimportante por alguns, é fundamental lembrar que ser estagiário é dar o primeiro passo para a construção da sua carreira profissional – e que, neste momento, mesmo não tendo a responsabilidade que os cargos maiores implicam, é preciso se esforçar para mostrar o seu valor; possibilitando que os seus superiores lhe enxerguem em posições de destaque e possam lhe ajudar a construir um futuro brilhante.
Para que isso ocorra, no entanto, é essencial ficar longe de algumas armadilhas comuns à quem estagia em uma empresa – apresentadas na lista a seguir:
  1. Se acomodar
    A acomodação é um dos principais motivos para que um chefe comece a duvidar da capacidade e da motivação de um funcionário (ou, no caso, estagiário), aumentando as suas chances de um desligamento precoce
  2. Ter “salto alto”
    Chegar “se achando” em qualquer novo emprego é um convite ao fracasso, e isso deve ser aprendido e entendido desde o seu primeiro estágio
  3. Usar palavreado chulo
    Palavrões e gírias demais não devem fazer parte do seu vocabulário de trabalho, já que isso pode causar uma péssima impressão
  4. Ter o foco no dinheiro
    O principal objetivo do estágio é fazer com que você aprenda mais sobre a sua futura profissão, e esse deve ser, também, o objetivo que lhe prende em uma empresa – e não a bolsa auxílio que a empresa oferece
  5. Ser Inflexível
    Flexibilidade é uma qualidade para quem ocupa qualquer tipo de cargo no mundo de trabalho; e isso deve ser entendido e até treinado desde sempre
  6. Ser individualista
    Mesmo que não seja o seu objetivo, trabalhar em equipe é fundamental para qualquer profissional – já que, em qualquer emprego, a ajuda ou do retorno de colegas serão necessários para que o seu trabalho possa ser feito da melhor maneira
  7. Enrolar demais no trabalho
    Perder prazos em função da procrastinação é algo que jamais deve ocorrer na sua carreira – mesmo que você ainda seja um estagiário
  8. Ter medo de perguntar
    Evitar perguntas no ambiente de trabalho pode gerar uma série de problemas para quem fica com dúvidas – e treinar suas habilidades de comunicação é algo fundamental desde o seu primeiro emprego
  9. Desperdiçar seu tempo
    Passar a tarde no Facebook (ou outra rede social do tipo e que não tenha relação com o trabalho) e deixar o serviço de lado é algo inadmissível
  10. Fugir das tarefas
    Fazer-se de desentendido ou evitar responsabilidades maiores no trabalho é o primeiro passo para queimar o seu filme profissionalmente – já que, é justamente com o aumento de responsabilidades que chegam os cargos e salários maiores.


quarta-feira, 4 de março de 2015

CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA FIMCA REALIZA MAIS DE 4 MIL PROCEDIMENTOS EM 2014

Referência para todo o estado, a Clínica de Odontologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) realizou, ao longo do ano passado, 4.383 procedimentos, beneficiando as comunidades mais carentes de atendimento na área odontológica em Porto Velho. Vinculada ao Curso de Odontologia, desde 1999 a Clínica de Odontologia da FIMCA tem contribuído de forma decisiva para restaurar a saúde bucal das pessoas, através de exames clínicos das diversas especialidades da Odontologia, proporcionando o reestabelecimento estético, fonético e funcional e contribuindo para a melhoria da saúde geral do paciente. Na  Clínica são realizadas consultas, exames radiográficos, restaurações, tratamento de canal, raspagens, próteses, atendimento a crianças e adultos.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Odontologia, professora Karina Gerhardt Silva Bianco, a Clínica de Odontologia tem sido importante para as pessoas social e financeiramente carentes porque proporciona atendimento gratuito em todas as áreas, exceto na confecção de próteses porque para esses procedimentos o paciente contribui com os custos laboratoriais. Em média, a Clínica de Odontologia realiza 2.500 procedimentos a cada semestre, funcionando de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h30.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CHAGAS PEREIRA ASSUME O DEPARTAMENTO DE MARKETING DA FIMCA

O jornalista Chagas Pereira assumiu o Departamento de Comunicação e Marketing da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) com a incumbência de dinamizar a divulgação das atividades desenvolvidas no âmbito da FIMCA e da Faculdade Metropolitana, destacando a importância das ações acadêmicas e pedagógicas, principalmente o atendimento direcionado à comunidade. “É um novo desafio profissional e, com o Deus a quem eu sirvo sempre no comando, pretendo dar o meu melhor para corresponder à expectativa e projetar ainda mais esta Instituição sempre comprometida com a qualidade do ensino superior no estado”, complementa o jornalista, agradecendo a oportunidade e a confiança demonstradas em seu trabalho pelo Dr. Aparício Carvalho (diretor geral) e pela Dra. Maria Sílvia (vice-diretora) da FIMCA. 

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

OUTORGA DE GRAU NA FACULDADE METROPOLITANA

Lágrimas de alegria, palavras que ficavam presas na garganta, manifestações de carinho e de agradecimentos. Assim aconteceu a outorga de grau dos concluintes dos cursos de Educação Física, Letras e Pedagogia da Faculdade Metropolitana, em noite de grandes emoções, nesta quarta-feira (25), cuja cerimônia, realizada no anfiteatro do campus universitário, contou com a presença de amigos e familiares dos concluintes. Em seus discursos, os oradores das turmas destacaram os professores e evidenciaram o crescimento pessoal com a convivência acadêmica ao longo dos cursos.

O vice-diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar dos Santos Nascimento, em discurso emocionado, destacou a decisão dos novos profissionais formados nas áreas de Educação Física, Letras e Pedagogia, que contribuirão para fortalecer o segmento da educação, um dos mais carentes de mão de obra especializada. “É um momento que sempre se renova, mas saibam que a emoção maior é a que vocês nos proporcionam. Temos orgulho de ser professor, mas ficamos tristes com o enfraquecimento da educação em todo o país”, mencionou o vice-diretor, acrescentando que a educação deve ser olhada por um ângulo diferente. “Nós não vamos conseguir transformar o Brasil enquanto não nos decidirmos por fazer a diferença na educação. A Faculdade Metropolitana faz a diferença e vocês são o resultado desse processo vitorioso”, frisou o professor Gilmar dos Santos Nascimento.


Em seu discurso, a diretora geral da Faculdade Metropolitana, Dra. Maria Sílvia Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, parabenizou aos novos profissionais formados pela Instituição, agradecendo a todos por acreditarem no ensino superior oferecido pela Metropolitana. “Vocês saem preparados para exercer suas atividades como profissionais e como cidadãos, cientes de sua responsabilidade junto à sociedade. A festa é de vocês, mas é nossa também porque nos orgulhamos muito dos profissionais que preparamos para serem destaques no mercado de trabalho. Vocês são vitoriosos e fazem parte da história da Faculdade Metropolitana. Sigam sempre perseverantes nesta nova fase de suas vidas, agora atuando como profissionais nas áreas que escolheram”, complementou a diretora. 

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dicas poderosas para se tornar emocionalmente inteligente

Você se considera equilibrado? Saiba que a competência intrapessoal é o grande objetivo de muitas pessoas, mas pouquíssimas são aquelas que conseguem alcançá-la.




Por Pablo de Paula Bravin

Buda brilhantemente disse que: “O segredo da saúde mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sabia e seriamente o presente.” Infelizmente a maioria das pessoas faz exatamente o contrário do que o pensador recomenda, trazendo para dentro de suas casas problemas que ainda não aconteceram, prevendo o futuro sob uma ótica totalmente negativista e gerando um sentimento de culpa neuroticamente inigualável pelos erros cometidos no passado. Logicamente, essa é a fórmula da infelicidade e da depressão contínua, pois quem é capaz de suportar uma vida enfadonha e estúpida como essa?

É uma interrogação óbvia, mas as pessoas possuem muitas dificuldades em lidar com essa questão e o resultado é visto em nosso cotidiano: ansiedade, medo e insegurança são, indiscutivelmente, os principais ingredientes incorporados atualmente à alma humana. O que é absolutamente preocupante para nós por se tratar de coisas que afetam a nossa principal qualidade, a saber: o autocontrole. Logo, devemos prover os meios para fortalecer nossa estabilidade, gerando ações eficientes que possam aperfeiçoar nossa capacidade de suportar as pressões cotidianas. Mantendo as palavras expostas acima, conhecendo a vontade das pessoas em aumentar sua fortaleza emocional e sabendo dos obstáculos que impedem que as mesmas alcancem tal condição, elaborei 9 dicas que farão com que sejamos seres mais inteligentes com relação a essa atmosfera, confira:

1 – Seja seu melhor ativo: em hipótese alguma se divida contra si mesmo, porquanto você é seu maior aguilhão e sua confiança é, por eliminação, sua única esperança. Destarte, acredite em suas potencialidades e procure sempre otimizá-las, sem receios ou dúvidas. Se proceder assim, já terá galgado o primeiro degrau, que certamente é o mais importante e por ilação, garantirá todos os outros.

2 – Seja astuto: não se engane, você está cercado de pessoas ruins, ou seja, alguns de nossos semelhantes são extremamente maus e por consequência existem para nos destruir. Assim, a astúcia deve nos acompanhar, de sorte que possamos ser sagazes, ágeis e ardilosos, gerando os escudos necessários para nos blindarmos dessas ameaças que certamente chegarão. Em outras palavras, não podemos ser néscios e empatetados, haja vista que seremos facilmente engolidos por esses tigres implacáveis, que nos farão em pedaços para matarem sua insaciável vontade de nos despedaçar.

3 – Administre seus problemas com inteligência: primeiramente, devemos esquecer o que os problemas causaram ou causarão em nossas vidas. Posteriormente, devemos focar nas soluções para os mesmos e olvidar todo o resto, com toda a nossa força e garra. Vale mencionar que grande parte das pessoas são desequilibradas porque supervalorizam seus problemas, não sabem administrá-los e, especialmente, não querem aceita-los. Portanto, não aja desta maneira, pelo contrário, seja alguém sensato, lúcido e estável, não dando margem as imaginações malucas que darão poder para sua consciência ficar apreensiva e angustiada.

4 – Cuidado com os sugadores de energia: algumas criaturas possuem presas invisíveis e não raramente buscam se alimentar de nossa força mental, absorvendo nossa virilidade e pujança. Sem dúvidas, esses estultos transformam nossas vidas e nos causam grandes transtornos psíquicos, pois iniciam esses ataques aparentemente imperceptíveis a todo o tempo e o pior ainda do que isso: sem que possamos nos dar conta do que está acontecendo. Desta maneira, não podemos deixar que fuxicos, críticas e calúnias nos desmotivem, tendo em conta que essas negatividades devem ser um motivo para nos mantermos firmes em nossa caminhada, fazendo com que valorizemos cada vez mais as estradas da verdade e da justiça.

5 – Planeje o amanhã, mas preocupe-se apenas com o hoje: contarei uma experiência própria para explicar esse tópico: quando criança, eu tinha muito medo de tomar vacina. Assim, sempre me preocupei em demasia com a potência daquela agulha, que mais parecia penetrar com furor o fundo de minha alma. Eu sofria tremores, calafrios e uma absoluta ansiedade que por muitas vezes me fazia prantear exaustivamente.

No meio desse filme de terror, eu tive uma “luz” que me fez abrir os olhos e um dia eu decidi usar minha habilidade lógica e minha lucidez para perceber o óbvio: a minha preocupação era infinitamente pior que a dor que a agulha me causava e, portanto, eu estava agindo erroneamente e sofrendo desnecessariamente por isso. Por dedução, depois daquele dia, aprendi que devo me preparar sim para o futuro, porém o hoje deve ser vivido como tal, porquanto antecipar infortúnios e tragédias é como trocar uma paz real por um inferno irreal (que passa a ser verídico apenas na mente doentia).

6 – Olhe sempre o lado bom da vida: o homem medíocre sempre possui um olhar obscuro das coisas, enxergando maldade até mesmo em um jardim florido, recheado de flores raras e reluzentes. Diferente do homem excepcional, que é capaz de enxergar bondade até mesmo em um vale negro, pois tem dentro de seu coração a perspectiva de que a qualquer momento pode haver uma metamorfose divina que irá trasmudar o lugar e transformá-lo em um ambiente de paz e serenidade.

7 – Não revide a um ataque do inimigo: Dalai lama disse: "Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com a lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater." O que o sábio pensador quis transmitir para nós é que sabedoria não consiste em vencer uma discussão a qualquer custo e sim evita-la, ou seja, adotando uma postura mansa estaremos mantendo nossa barra de energia no máximo e consequentemente evitando que uma desinteligência afete nosso estado de homeostase.

8 – Seja de bem com a vida: as pessoas mais fantásticas que eu conheço possuem uma peculiaridade em comum, a saber: o entusiasmo. Esse atributo é divinamente poderoso e tem a força de gerar contentamento e júbilo para os nossos corações, nos tornando seres mais fortes, desenvolvidos e competentes. Portanto, seja motivado e não permita que a escuridão tire seu brilho interior e, principalmente, sua capacidade de ter esperança.

9 – Não seja legalista: algumas pessoas enchem suas casas de regras e regulamentos, fazendo com que o espaço de suas vidas seja reduzido e criando uma jaula para prender suas características naturais, perdendo assim, sua insigne liberdade e sofrendo exacerbadamente por isso. Logo, ande na contramão desses fatores, aproveitando os momentos marcantes e usando os cenários de forma inteligente, pois assim procedendo, você estará fazendo um bem não só a si mesmo, mas ao mundo.

Nada é mais prazeroso para um homem quanto estar feliz consigo mesmo, alinhando sua consciência com as esferas presentes e unindo-se ao cosmo natural existente. Certamente, vivemos em uma época onde o mundo anda muito agitado e fazer a antítese de tudo isso é remar contra a tempestade, ou seja, é ser contrário as coisas naturais, quebrando as teias montadas e escapando da tormento que aflige a humanidade em todas as suas magnificentes instâncias.

Pablo de Paula Bravin, Administrador de Empresas.

Gestão Eficaz - Inovação e Mudança Organizacional

Gestão Eficaz - Liderança de si mesmo e Liderança com pessoas


domingo, 15 de fevereiro de 2015

Profissionais com prazo de validade

Por Chagas Pereira

No mercado de trabalho o relacionamento deve ser estritamente profissional porque é assim que você é visto no mundo empresarial. Profissionalmente, você não passa de um produto que será utilizado enquanto durar o seu prazo de validade, isto é, enquanto você estiver sendo útil à empresa onde está atuando. Não espere tratamento diferenciado fora do campo profissional porque você não terá. Para as empresas, você é e sempre será uma peça que contribui para movimentar a engrenagem. Mas, a tecnologia avança e o mercado de trabalho é uma grande engrenagem onde peças são descartadas todos os dias porque o processo de reposição e modernização é contínuo e necessário.

Existem profissionais que buscam atualizar-se de forma a serem diferenciados, aptos a atuarem em diversas áreas. Isto os faz destaques em suas empresas que precisam de profissionais ecléticos. Mas, existem empresas que são indiferentes ao processo de reformulação com o aproveitamento da mão de obra que possui e simplesmente descartam profissionais que poderiam perfeitamente ser aproveitados em outras funções para as quais buscaram atualização e conhecimento. Essa indiferença tende a custar muito caro, tendo em vista que todo novo processo exige adequação e isso pode comprometer a produtividade e os resultados.


Pesquisas têm demonstrado que os colaboradores são o maior patrimônio de uma empresa e que a sua valorização demonstra gestão inteligente. O mercado empresarial tem comprovado que muitas empresas despencam pelo simples fato de não serem inteligentes na gestão de seus recursos humanos. A reformulação no processo administrativo tem sido necessária, mas a gestão inteligente mostra que o reaproveitamento dos recursos humanos em novas funções traz resultados surpreendentes. Profissionalmente, todos somos peças, cujo prazo de uso depende muito da gestão inteligente de cada empresa. Portanto, busquemos a atualização, a reciclagem e novos conhecimentos, para que, em caso de descarte, tenhamos condições de mostrar que somos capazes de inovar e de surpreender o mercado. 

Chagas Pereira é jornalista, consultor em comunicação empresarial, analista de marketing e palestrante motivacional.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Saiba como motivar as pessoas

 * Por Van Marchetti

Eu diria que “entreter” pessoas é fácil, mas motivação é muito mais que isso: é realmente gerar um MOTIVO para a AÇÃO. Isso significa que as pessoas precisam de um motivo para agir. Parece algo simples, não é mesmo? Mas não é bem assim ...

Durante todos esses anos vi empresas gastando “rios de dinheiro” com palestras motivacionais. E o resultado? Ele até existe, mas seu efeito passa muito rápido. É como assistir a um filme (entretenimento), você se diverte, se envolve ... mas e nos dias seguintes? Esse sentimento é o mesmo? É claro que não. Absolutamente, nada contra uma palestra motivacional. O que sou contra é utilizá-la com o objetivo errado. As pessoas já têm entretenimento demais no seu dia-a-dia: o que elas precisam é de foco, objetivos e engajamento.

Vejo, pela minha experiência com equipes, que o que mantém a motivação é uma causa. Quando as pessoas encontram sentido no que fazem, têm um sentimento de “pertencer” àquilo e isso, meus amigos, faz toda a diferença nos resultados que buscamos. É como uma engrenagem.

Um profissional que trabalha todos os dias esperando o 5º dia útil para receber seu salário, “está” em seu cargo. O que trabalha todos os dias com espírito de construir e “viver” seu projeto, “´é” parte da “missão” da empresa. Veja a diferença! A motivação é uma mola propulsora para novas ações e, com a mais absoluta certeza, tem que estar presente nos métodos de treinamentos empresariais. Porém, não pode ser o conteúdo central, quando se espera obter "sustentabilidade" nos resultados das pessoas.

Conheço pessoas que mudam de empresa por causa da oferta de outra empresa de 10% a mais no salário. Também conheço pessoas que declinaram de convites bem atrativos. O que diferencia essas pessoas? Comprometimento. Vejo também muitas empresas reclamarem: “não há mais comprometimento por parte dos funcionários”. Mas, se não me falha a memória, comprometimento, vem de compromisso e é uma via de mão dupla, certo?

Então, como motivar pessoas? Cabe a mim, como empresa, fornecer as ferramentas essenciais para gerar esse comprometimento. Eu preciso criar projetos que envolvam as pessoas e que as mantenham motivadas – existem diversas formas com baixo investimento e ótimos resultados. E, principalmente ter em mente que motivação não é aquela explosão de felicidade, mas sim gotas diárias de envolvimento e paixão. Isso forma um verdadeiro ciclo produtivo e ambos os lados ganham: empresa e colaboradores. Isso sim, diminui o turnover e dá continuidade sólida aos planejamentos, objetivos e resultados.

Minha “causa” é fazer com que as pessoas deixem de ser uma “consequência” nas empresas (com resultados padrão) e sejam a “causa” (com resultados inovadores e mudanças que realmente venham a transcender os desafios constantes do mercado).

* Van Marchetti é consultora, palestrante, professora de pós-graduação, facilitadora e instrutora de treinamentos corporativos.